Tuesday, May 29, 2007

Componentes: suspensão e rodas


Como a bicicleta está a ser projectada para competir, a escolha de componentes é particularmente crítica.



Os factores chave são para mim o funcionamento sem falhas e o baixo peso.



Após um período de demorada pesquisa, foi possível perceber que, passando as melhores peças da minha actual bicicleta e utilizando os mais reputados pontos de venda via internet (em que a relação preço/qualidade é imbatível), seria possível ter o conjunto ideal sem que isso fizesse um enorme rombo no orçamento.



Começemos então pelos pontos mais críticos: suspensão e rodas



A suspensão da frente é uma transferência da bicicleta actual - Rockshox Reba Team de 2007.

http://www.sram.com/en/rockshox/crosscountry/reba

Há melhor? Sinceramente acho que há! Qualquer Fox F100 tem um funcionamento mais eficaz mas é muito mais exigente em termos de manutenção e não tem bloqueio remoto que é algo sem o qual eu não consigo viver. A F100X com bloqueio inteligente é tão cara que foi posta de lado. Talvez num futuro upgrade.



Quanto às rodas rapidamente se reduziram as escolhas às Mavic Crossmax SLR e às DT Swiss 1540. Porquê? Porque são ambas referências da relação peso/performance. Os factores a valorizar numas rodas são para mim a qualidade da montagem, a rigidez lateral, o peso e atrito dos cubos.


Estes dois modelos evidenciam-se precisamente por essas propriedades com ligeira vantagem das SLR no peso e rigidez lateral contra uma mais notória superioridade das DT na montagem e principalmente na qualidade dos cubos. Nesse ponto a engenharia suiça continua a dar cartas.



Acabei por optar pelas DT mas cedo percebi que era possível, por um preço mais módico, encomendar umas rodas artesanais precisamente com os mesmos componentes com a enorme vantagem dos cubos terem fixação IS para os rotores. As 1540 vêm montadas para Centerlock embora tragam um conversor mas este aumenta o peso e a complexidade.

http://www.dtswiss.com/index.asp?fuseaction=wheels.bikedetail&id=4

Porque se conseguem umas DT 1540 artesanais mais baratas? Porque as pré-montadas trazem sacos, apertos DT (muito bons mas algo pesados) e os conversores para os discos. Além disso passam por um apertadíssimo controlo de qualidade com tolerâncias mínimas e trazem uma garantia que as artesanais obviamente não disponibilizam.


Para "fazer" umas 1540 "basta" ter um par de cubos DT 240s, um par de aros XR4.2, 56 raios (penso que de 26.4cm) DT Aerolite e as respectivas cabeças. Quem procurar uma montagem mais robusta pode optar ainda por uma solução com 32 raios que à partida permite ganhar alguma rigidez lateral sem demasiada penalização de peso (menos de 40/50 gramas).

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