Wednesday, May 30, 2007

Componentes: travões

Uma bicicleta polivalente, minimamente preparada para enfrentar todas as condições com uma relação razoável entre segurança e performance, não pode ser montada com V-Brakes.

Houve portanto que escolher um sistema de travão de disco.

Testei os Shimano XT e XTR (que achei lentos na resposta). Testei os Avid Juicy 7 (excelentes!) e os Magura Marta.

Acabei por me decidir pelos últimos na sua versão SL até porque consegui que viessem dos Estados Unidos. Lá, não só têm um preço de tabela mais barato do que na Europa (situação estranhamente habitual para muito material fabricado na União Europeia), mas também, com a desvalorização do dolar, acabaram por sair a pouco mais do que metade do preço no nosso país.

Um travão para uma bicicleta de XC/Maratona minimamente leve com um ciclista leve (peso menos de 70kg) não necessita de rotores com mais de 160mm. Importa também que o sistema não seja excessivamente penalizador do lado do peso.

Este último ponto reduziu-me a escolha aos Hope Mini, Magura Marta SL e Avid Juicy Ultimate.

Os Magura têm a vantagem acrescida de usarem óleo mineral e não DOT que como se sabe é um líquido suficientemente corrosivo para arruinar a pintura de um quadro se houver algum descuido numa operação de manutenção.

Quanto ao peso (e em futuros posts falarei mais sobre isso) ficaram pelos 365 gramas cada (com todas as peças incluindo anilhas) mas antes de cortar o cabo. Este vem com 180cm quando por exemplo no travão da frente dificilmente serão necessários mais de 80.

Com rotores NoTubes e parafusos de titânio retiram-se perfeitamente 100/120 gramas ao sistema todo (e algum desempenho também) mas sai estupidamente caro e duvido que se ganhe muito com isso.


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