Tuesday, June 5, 2007

Componentes: rodas (novamente)

Chegaram as rodas DT.

A configuração é a seguinte:

2x 32 raios DT Aerolite
Cubos DT 240s para disco com fixação de 6 parafusos
Aros XR 4.2
Cabeças de raio DT em alumínio

Optei por uma montagem de 32 raios porque a penalização de peso não é grande face ao ganhos de rigidez lateral e robustez geral.

Pesos em gramas (sem apertos rápidos)

Frente 731
Traseira 858
-------------
Total 1589

Com os fundos de jante colocados o valor sobe 31 gramas.

Pelo que tenho visto nos sites de referência, o peso final das rodas fica cerca de 100 gramas acima das Mavic Crossmax SLR mas conto poupar cerca de metade disso nos apertos rápidos (que serão uns levíssimos e exclusivíssimos Tune).

O ganho de rigidez lateral das rodas somado ao menor atrito dos cubos na minha modesta opinião mais do que compensa as perdas do lado do peso.

Este último aspecto é mais relevante do que parece. Um teste duma reputada revista francesa calculou que face aos DT 240s, um cubo Shimano XTR exige mais 2 watts de potência para movimentar a roda às velocidades normais de BTT. Os Mavic exibem melhor performance situando-se a meio do caminho entre os outros dois.

Traduzindo em dados reais, segundo os meus cálculos (falíveis), se dois ciclistas produzirem uma potência exactamente igual chegarão ao final de uma hora distanciados por 100 metros se a única diferença for nos cubos - vantagem para os DT face aos XTR como acima se disse. A velocidade de referência usada foi de 22 km/h.

Eu já perdi ou ganhei lugares em provas (e participei em poucas) por diferenças dessa ordem ou mesmo menores por isso creio que vale a pena considerar este factor...

2 comments:

Unknown said...

~Parabéns por o blog , indica paixão sober o maquina e a modalidade ! e algum tempo ;).

uma opnião se me for permitida , podes por os links utilizados na tua "luta" !

boas pedaladas

NP said...

Já comecei a colocar essa informação. Brevemente completarei esse assunto.